Periodontia é o ramo da odontologia que se concentra na saúde das gengivas e do maxilar — os tecidos que dão suporte aos dentes. Um especialista em gengivas é chamado de periodontista. Depois de frequentar uma faculdade de odontologia de quatro anos, eles recebem três anos adicionais de treinamento focado em periodontia.
O que é periodontia?
Periodontia é uma especialidade odontológica. A palavra “periodontia” vem de duas palavras gregas: “peri”, que significa “ao redor” e “odont”, que significa “dente”. Então, o campo da periodontia trata condições que afetam os tecidos ao redor dos seus dentes , como perda óssea, recessão gengival e doença periodontal (gengival). Proteja suas gengivas e seus dentes com a periodontia da Ortho 3D! Garanta um sorriso saudável com tratamentos especializados para prevenir e tratar doenças periodontais.
Qual é a diferença entre um dentista e um periodontista?
Um dentista geral ou de família foca em tratamentos preventivos e restauradores. Por exemplo, se você precisa de uma limpeza dentária de rotina, você consulta seu dentista. Um dentista também preenche cáries e coloca restaurações como coroas dentárias ou pontes dentárias. Nos EUA, um dentista geral deve se formar em uma faculdade de odontologia de quatro anos antes de receber sua licença para exercer a profissão.
Um periodontista é um especialista em gengivas. Ele se concentra no tratamento de condições que afetam os tecidos que sustentam seus dentes (como suas gengivas e maxilar). Além de se formar em uma faculdade de odontologia de quatro anos, um periodontista recebe três anos de treinamento adicional antes de obter sua licença para praticar periodontia.

Por que você consultaria um periodontista?
Há várias razões pelas quais alguém precisaria consultar um periodontista. Algumas pessoas só precisam consultar um periodontista temporariamente. Em outras palavras, elas podem precisar passar por um tratamento que está fora do escopo da prática de um dentista geral. Por exemplo, talvez você precise de um enxerto de gengiva, enxerto ósseo ou frenectomia. Um periodontista pode realizar seu tratamento cirúrgico e, em seguida, encaminhá-lo de volta ao seu dentista geral quando sua recuperação estiver completa.
Outras pessoas podem precisar consultar um periodontista a longo prazo. Isso inclui pessoas propensas a doenças gengivais. Aqueles que são geneticamente predispostos a doenças gengivais geralmente precisam de limpezas periodontais, além de limpezas de rotina no consultório do dentista. Nesses casos, seu periodontista trabalhará em conjunto com seu dentista geral. Você continuará a receber cuidados de ambos para manter a saúde bucal ideal.
O que exatamente um periodontista faz?
Um periodontista trata de problemas de saúde bucal que afetam seu periodonto (os tecidos ao redor dos seus dentes). Isso inclui:
- Gengiva : Suas gengivas.
- Ligamento periodontal : Um grupo de fibras de tecido conjuntivo que prendem os dentes ao maxilar.
- Cemento : Uma camada dura de tecido calcificado que cobre as raízes dos dentes.
- Osso alveolar : a parte do maxilar que possui alvéolos dentários.

Que tipo de procedimentos um periodontista realiza?
Um periodontista pode realizar uma ampla gama de tratamentos periodontais, incluindo manutenção periodontal, raspagem e alisamento radicular, além de vários tipos de cirurgia periodontal.
Manutenção periodontal
A manutenção periodontal se refere a um tipo de limpeza dos dentes. É semelhante a uma limpeza regular no consultório do seu dentista. Mas, além de limpar os dentes, seu periodontista ou higienista verifica a saúde da gengiva e mede as bolsas ao redor dos dentes. (Quando você perde osso ao redor dos dentes, as bolsas ficam mais profundas.) Muitas pessoas que precisam de manutenção periodontal devem fazer essas limpezas a cada três ou quatro meses. Seu periodontista pode recomendar um cronograma de limpeza que seja adequado para você.
Raspagem e alisamento radicular (limpeza periodontal)
“ Raspagem e alisamento radicular ” (SRP) é outro termo para limpeza dentária profunda. A principal diferença é que a SRP requer anestesia local para anestesiar suas gengivas. Isso permite que seu higienista limpe profundamente abaixo da linha da gengiva, onde bactérias nocivas se escondem. Eles também suavizarão as superfícies das raízes dos seus dentes para desencorajar o acúmulo de placa bacteriana.
Periodontistas geralmente recomendam raspagem e alisamento radicular para pessoas com doença gengival em estágio inicial (leve).

Cirurgia periodontal
Um periodontista realiza cirurgias de gengiva rotineiramente. Existem vários tipos diferentes de tratamentos periodontais cirúrgicos, incluindo:
- Cirurgia de retalho gengival : também chamada de cirurgia de redução de bolsa , esse procedimento trata periodontite moderada a grave (doença gengival). Durante esse procedimento, seu periodontista faz incisões e gentilmente afasta suas gengivas dos dentes. Isso permite que ele veja a infecção que está bem abaixo da linha da gengiva. Depois de limpar completamente as raízes dos dentes, seu periodontista reposiciona seu tecido gengival e o costura no lugar.
- Enxertos de gengiva : Este procedimento trata a recessão gengival . Pessoas com recessão gengival não têm tecido gengival saudável suficiente ao redor dos dentes. Durante um procedimento de enxerto gengival, seu periodontista adiciona tecido à área onde suas gengivas são finas. O enxerto pode vir do céu da boca, ou seu periodontista pode comprar o material de enxerto de um banco de ossos e tecidos licenciado.
- Extrações dentárias : Periodontistas rotineiramente extraem dentes difíceis de remover, especialmente aqueles que quebraram na linha da gengiva.
- Enxertos ósseos dentais : A infecção periodontal pode corroer o osso que sustenta seus dentes. Quando isso acontece, seu periodontista pode colocar um enxerto ósseo para regenerar o osso naquela área. Os periodontistas geralmente compram o material de enxerto ósseo de um banco de ossos e tecidos. Mas seu periodontista pode usar um pouco do seu próprio osso de outra área da boca.
- Alongamento cirúrgico da coroa : Às vezes, quando um dente quebra perto da linha da gengiva, não há espaço suficiente para colocar uma coroa dentária. Quando isso acontece, seu periodontista pode remover alguns milímetros de gengiva e tecido ósseo ao redor do dente para que a coroa possa se encaixar corretamente.
- Lifting do sorriso : Algumas pessoas têm excesso de tecido gengival que cobre parte dos dentes quando sorriem. Pessoas que querem melhorar a aparência do sorriso podem fazer um lifting do sorriso. Durante esse procedimento, seu periodontista remove a gengiva — e geralmente uma pequena quantidade de osso — ao redor dos dentes afetados. Seu periodontista pode realizar um lifting do sorriso como um procedimento independente ou pode recomendá-lo em combinação com facetas .
- Frenectomia : Um frênulo é uma faixa de tecido conjuntivo que une uma parte do seu corpo a outra. Na sua boca , você tem dois tipos de frênulo: lingual e labial. Seu frênulo labial conecta seu lábio à sua gengiva. Seu frênulo lingual conecta sua língua à sua gengiva, logo atrás dos dentes frontais inferiores. Às vezes, um frênulo é muito apertado. Isso pode causar problemas como língua presa ou recessão gengival. Durante uma frenectomia, seu periodontista faz uma incisão para liberar o frênulo para que ele não fique muito apertado.
Muitos periodontistas também colocam implantes dentários , embora o procedimento não seja exclusivo do campo da periodontia. Cirurgiões orais e alguns dentistas gerais também colocam implantes dentários.
A maioria dos periodontistas oferece odontologia de sedação para mantê-lo confortável durante o procedimento. Essas opções podem incluir óxido nitroso, sedação oral ou sedação IV (intravenosa).

Tratamento de Gengiva: Cuidando da Saúde Periodontal com Ortho 3D
A saúde das gengivas é essencial para garantir a longevidade dos dentes e prevenir complicações bucais graves. No site Ortho 3D, você encontra informações sobre tratamentos especializados para combater doenças periodontais, como gengivite e periodontite, que afetam os tecidos de suporte dos dentes. Além de tratar inflamações, o foco é na prevenção, com limpezas regulares e acompanhamento de fatores de risco, como tabagismo e diabetes.
Ao cuidar das gengivas, você evita problemas maiores, como perda dentária e complicações sistêmicas, já que as doenças periodontais podem afetar a saúde geral, incluindo doenças cardíacas e diabetes. No Ortho 3D, os profissionais utilizam tecnologia avançada, como laser e terapias antimicrobianas, para proporcionar tratamentos eficazes e menos invasivos.
