Tratamento para doenças gengivais

O tratamento da doença gengival pode ser cirúrgico ou não cirúrgico, dependendo do estágio da doença e da sua saúde bucal e geral. Os tratamentos não cirúrgicos incluem raspagem e alisamento radicular e antibióticos. As opções cirúrgicas incluem cirurgia de redução de bolsa e regeneração tecidual guiada. Na maioria das vezes, um periodontista (especialista em gengiva) realiza esses procedimentos. Lutando contra doenças gengivais? Acesse: https://clinicaodontologicabh.com para descobrir tratamentos eficazes que podem restaurar a saúde e a beleza do seu sorriso. Nossos especialistas estão prontos para ajudá-lo a alcançar a melhor saúde bucal.

Fonte de reprodução: Youtube Dr. Rowan Vilar – Dentista RJ

Qual é o tratamento para doenças gengivais?

O tratamento da doença gengival abrange uma ampla gama de procedimentos odontológicos. Os profissionais de saúde usam esses procedimentos para reduzir a infecção na boca e reconstruir tecidos danificados pela doença periodontal (gengiva) . Periodontistas (especialistas em gengiva) geralmente realizam esses procedimentos. Mas dentistas gerais às vezes tratam formas mais leves de doença gengival.

A doença gengival ocorre quando a placa bacteriana e o tártaro se acumulam nas superfícies dos dentes. Suas gengivas reagem às bactérias nesses irritantes e ficam vermelhas, inchadas e sensíveis. Suas gengivas também podem sangrar quando você escova ou usa fio dental.

Quanto mais cedo você tratar a doença gengival, maiores serão suas chances de ter uma saúde bucal duradoura. Em seu estágio inicial ( gengivite ), a doença gengival é reversível. Mas os estágios posteriores ( periodontite ) danificam suas gengivas e o osso subjacente. Isso resulta em espaços — ou bolsas periodontais — ao redor dos dentes, levando a mais infecções, dentes soltos e até mesmo à perda de dentes.

Tratamento para doenças gengivais

Tratamentos não cirúrgicos vs. cirúrgicos para doenças gengivais: quais são minhas opções?

A necessidade de tratamento cirúrgico ou não cirúrgico para doença gengival depende de vários fatores, incluindo:

  • O estágio da doença gengival.
  • Sua saúde bucal atual.
  • Sua saúde geral atual.
  • Sua capacidade de seguir as instruções de higiene bucal pós-tratamento.

Há uma série de opções de tratamento cirúrgico e não cirúrgico para doenças gengivais disponíveis. Além disso, muitos periodontistas oferecem odontologia de sedação para mantê-lo confortável durante o tratamento. Para saber mais, converse com um profissional de saúde.

Tratamento para doenças gengivais

Tratamentos não cirúrgicos para doenças gengivais

Pessoas com doença gengival em estágio inicial — como gengivite ou periodontite leve — podem se beneficiar de terapias não cirúrgicas. Os tratamentos não cirúrgicos para doença gengival incluem:

  • Profilaxia dentária: Profilaxia dentária é uma limpeza dentária de rotina — como a que muitas pessoas fazem com seu higienista duas vezes por ano. Durante esse procedimento, um profissional remove placa bacteriana e tártaro das superfícies dos seus dentes. Pessoas que têm gengivite (o primeiro estágio da doença gengival) podem frequentemente revertê-la com limpezas dentárias profissionais e melhor higiene oral em casa. Dependendo da sua situação específica, você pode precisar de limpezas mais frequentes com seu dentista ou higienista para manter bactérias nocivas sob controle.
  • Raspagem e alisamento radicular: Raspagem e alisamento radicular — uma limpeza dentária profunda — alcança profundamente abaixo da linha da gengiva para remover placa bacteriana e tártaro nas superfícies da raiz. Além de limpar completamente os dentes, seu periodontista ou higienista dental suavizará quaisquer pontos ásperos nas raízes dos dentes. Isso ajuda a evitar que bactérias e placas se reconectem. Seu periodontista lhe dará anestesia local para anestesiar suas gengivas e mantê-lo confortável durante este procedimento.
  • Terapia antibiótica: Seu periodontista pode usar antibióticos — como um tratamento independente ou em combinação com outros procedimentos. Antibióticos comuns usados ​​no tratamento de doenças gengivais incluem produtos como minociclina HCl (Arestin®) ou clorexidina (PerioChip®). Seu periodontista pode colocar esses medicamentos no espaço entre suas gengivas e dentes (a bolsa periodontal).
  • Terapia periodontal a laser: Durante esse procedimento, seu periodontista usa um pequeno laser para remover tecido doente e matar bactérias sob suas gengivas. Em alguns casos, os provedores recomendam terapia a laser como uma alternativa à cirurgia gengival tradicional. Ao contrário da cirurgia gengival tradicional, a terapia a laser não requer incisões ou suturas.
Tratamento para doenças gengivais

Tratamentos cirúrgicos para doenças gengivais

Pessoas com doença periodontal moderada a avançada geralmente requerem intervenção cirúrgica. Os tratamentos cirúrgicos para doença gengival incluem:

  1. Cirurgia de redução de bolsa (cirurgia de retalho): Durante esse procedimento, seu periodontista criará incisões ao longo da linha da gengiva e, em seguida, moverá temporariamente suas gengivas para longe dos dentes. Isso permite que eles vejam as raízes por baixo. Em seguida, eles removerão o acúmulo de tártaro e limparão as superfícies das raízes. Em alguns casos, eles podem suavizar e remodelar áreas de osso danificado, dificultando a ocultação e o crescimento de bactérias. Finalmente, eles reposicionarão suas gengivas e as suturarão no lugar.
  2. Enxerto ósseo: Um enxerto ósseo dentário usa seu próprio osso, osso doado ou osso sintético para reconstruir áreas que foram danificadas pela doença gengival. O enxerto serve como um tipo de andaime que mantém o espaço até que seu corpo possa regenerar um novo osso. Periodontistas frequentemente realizam enxerto ósseo em combinação com cirurgia de redução de bolsa .
  3. Enxerto de gengiva: Um enxerto de gengiva usa seu próprio tecido, tecido doado ou tecido sintético para tratar recessão gengival (quando suas gengivas se afastam dos dentes). A recessão gengival é um sintoma comum de doença periodontal. Durante a cirurgia de enxerto gengival , seu periodontista coloca o enxerto de tecido em áreas onde suas gengivas recuaram e sutura (costura) no lugar. Se eles usarem seu próprio tecido, eles tirarão o enxerto do céu da boca.
  4. Regeneração tecidual guiada: A doença periodontal pode causar espaços que se formam entre a raiz do seu dente e o osso. Durante a regeneração guiada do tecido, seu periodontista coloca uma membrana na área danificada para impedir que o tecido gengival cresça onde o osso deveria estar. Isso dá ao seu corpo tempo para regenerar o osso ao redor do seu dente. Em muitos casos, os periodontistas colocam um enxerto ósseo durante o mesmo procedimento para ajudar neste processo.
Tratamento para doenças gengivais

Quais são os benefícios potenciais do tratamento para doenças gengivais?

Os prós do tratamento da doença gengival superam os contras. Se não for tratada, a doença gengival continua seu caminho destrutivo, levando a um ciclo de infecção, perda óssea e eventual perda de dentes. Com tratamento rápido, você pode:

  • Elimine bactérias causadoras de doenças na sua boca.
  • Pare a perda óssea na sua mandíbula.
  • Livre-se do mau hálito (halitose) .
  • Tenha gengivas mais saudáveis, sem vermelhidão, inchaço ou sensibilidade.
  • Reduza o risco de derrame , doença cardíaca e uma infinidade de outras condições médicas.
Tratamento para doenças gengivais

Qual é o sucesso do tratamento da doença gengival?

O tratamento da doença periodontal tem taxas de sucesso impressionantes que podem chegar a 95% em alguns casos. Essas taxas variam com base em vários fatores, incluindo o tipo de procedimento realizado e como uma pessoa cuida de seus dentes e gengivas após o tratamento.

O tratamento da doença gengival pode mudar a perspectiva de longo prazo para dentes danificados pela periodontite. Em muitos casos, esse tipo de terapia pode salvar dentes que estavam sem esperança sem tratamento.

É importante entender que você não pode curar a doença gengival, você só pode controlá-la. Os tratamentos focam na prevenção e no gerenciamento, em vez da cura.

Tratamento para doenças gengivais

Quais são os riscos ou complicações do tratamento da doença periodontal?

Possíveis complicações após o tratamento da doença gengival incluem:

  • Sangramento.
  • Infecção.
  • Dor pós-tratamento.
  • Sensibilidade dentária .
  • Recessão gengival.

Se você desenvolver qualquer uma dessas complicações, ligue para seu periodontista. Ele pode prescrever medicamentos ou recomendar terapias para ajudar a aliviar esses efeitos colaterais.

Depende do tipo de tratamento que você receber. Se você tiver raspagem e alisamento radicular, não precisará de nenhum tempo de inatividade. Se você passar por procedimentos para doença periodontal avançada — como cirurgia de retalho, enxertos ósseos ou enxertos de gengiva — precisará de uma a quatro semanas para se recuperar.

Tratamento para doenças gengivais

Como devo cuidar dos meus dentes e gengivas após o tratamento da doença gengival?

Imediatamente após o tratamento da doença gengival, seu periodontista lhe dará uma lista de instruções detalhadas de cuidados. Essas diretrizes variam dependendo do tipo de procedimento que você fez. Não deixe de perguntar ao seu periodontista sobre cuidados específicos pós-tratamento. Em geral, você deve:

  • Tome todos os medicamentos exatamente como prescrito pelo seu periodontista.
  • Ligue para seu periodontista se você desenvolver quaisquer efeitos colaterais preocupantes, como sangramento que não para ou dor que não passa com medicamentos.
  • Mantenha a área de tratamento limpa. (Seu periodontista lhe dirá como fazer isso com base na sua situação específica.)

Higiene oral a longo prazo:

O tratamento para doenças gengivais ajuda a reduzir bactérias nocivas na sua boca. Mas se você não praticar uma boa higiene bucal em casa, as bactérias podem crescer novamente, deixando você no mesmo lugar em que começou. Para evitar que isso aconteça, você deve seguir as instruções específicas do seu periodontista. Aqui estão algumas diretrizes gerais:

  • Escove os dentes duas a três vezes por dia , inclinando a escova de dentes em direção à linha da gengiva. Isso ajuda a varrer bactérias nocivas que se escondem entre os dentes e as gengivas.
  • Passe fio dental nos dentes uma vez por dia. Não importa se você passa fio dental de manhã, durante o dia ou antes de dormir. Mas o uso do fio dental é essencial para remover placa bacteriana, tártaro e bactérias entre os dentes.
  • Use um enxaguante bucal antibacteriano duas vezes ao dia. Escolha uma fórmula sem álcool para reduzir o risco de boca seca (xerostomia) .
  • Consulte seu dentista ou higienista para limpezas dentárias de rotina. A frequência dessas visitas é diferente para cada um, com base na gravidade da sua doença. Por exemplo, algumas pessoas podem precisar de apenas duas limpezas por ano, enquanto outras podem precisar de quatro.

Quando devo ligar para meu periodontista:

Após o tratamento da doença periodontal, você deve ligar para seu periodontista imediatamente se desenvolver:

  • Dor intensa que não passa.
  • Dor que piora após três ou quatro dias.
  • Febre .
  • Infecção (pus) no local do tratamento.
Tratamento para doenças gengivais

FAQ –  Tratamento para doenças gengivais

Você vai ao dentista ou ao médico por causa de doença gengival?

Um periodontista (especialista em gengiva) é geralmente o tipo de profissional que trata a doença periodontal. Dentistas gerais ou de família podem escolher tratar alguns casos leves eles mesmos.

Você pode obter um encaminhamento para um periodontista do seu dentista ou médico de atenção primária (PCP) .

O enxaguante bucal ajuda na doença periodontal?

O enxaguante bucal é uma ferramenta eficaz para prevenir e tratar doenças periodontais. Mas tenha em mente: o enxaguante bucal não substitui a escovação, o uso do fio dental ou visitas de rotina ao dentista.

Escolha uma fórmula antibacteriana sem álcool — uma que contenha clorexidina ou peróxido de hidrogênio. Esses ingredientes ajudam a reduzir a placa bacteriana e o tártaro. Se você não tiver certeza sobre qual marca ou fórmula comprar, pergunte ao seu dentista ou periodontista.

Posso usar peróxido de hidrogênio para tratar doenças gengivais?

Embora o peróxido de hidrogênio reduza a placa bacteriana e o tártaro nos dentes, você nunca deve usá-lo sem diluir, pois pode queimar o tecido gengival. Mas se quiser, você pode combinar uma parte de peróxido de hidrogênio com três partes de água. Bocheche essa mistura por 60 segundos e depois cuspa. Ou você pode comprar um enxaguante bucal que já contenha peróxido de hidrogênio.

Tratamento para doenças gengivais

Posso curar doenças gengivais sem ir ao dentista?

A doença gengival não tem cura. É apenas controlável. Mas você não pode controlar com sucesso a doença gengival sem a ajuda de um dentista ou periodontista. Isso ocorre porque as bactérias se infiltram bem abaixo da superfície das gengivas, onde a escovação e o fio dental não conseguem alcançar.

Na melhor das hipóteses, uma higiene oral diligente pode retardar o processo de destruição. Mas o tratamento profissional é a chave para o gerenciamento adequado e a saúde oral a longo prazo.

Quais são os prós e contras do tratamento a laser para doenças gengivais?

Periodontistas usam terapia de luz laser para matar bactérias causadoras de doenças e esterilizar a área de tratamento. Como na maioria dos procedimentos, há prós e contras.

Prós do tratamento a laser para doenças gengivais

Aqui estão os benefícios mais notáveis ​​da terapia a laser:

  • Exatidão e precisão. Os lasers periodontais têm como alvo o tecido doente, deixando o tecido saudável intacto.
  • Dor reduzida. Como a terapia a laser é menos invasiva em comparação à cirurgia tradicional de gengiva, as pessoas que passam por esse procedimento geralmente têm menos dor, inchaço e desconforto.
  • Recuperação mais curta. A recuperação após a terapia a laser tende a ser mais curta em comparação à cirurgia tradicional da gengiva. Mas os tempos exatos de cura variam dependendo de quantos dentes precisam de tratamento e da gravidade da doença.

Contras do tratamento a laser para doenças gengivais

Há uma grande desvantagem quando se trata de terapia a laser periodontal: ela nem sempre é eficaz no tratamento de doença periodontal avançada. Se você tem periodontite grave, seu periodontista pode recomendar cirurgia de retalho tradicional.

O tratamento da doença gengival envolve vários procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos usados ​​para combater a gengivite e a periodontite. O tratamento profissional é a única maneira de tratar e gerenciar essas condições de forma eficaz. Lembre-se, não há cura para a doença gengival. Mas você pode controlá-la com o tratamento adequado e uma higiene bucal melhorada em casa.

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/especial-publicitario/colgate/noticia/2019/07/31/entenda-como-e-o-tratamento-da-doenca-gengival.ghtml

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *